quinta-feira, 24 de junho de 2010

SUFLÊ DE BACALHAU


ORIGEM

O suflê é um convite ao paladar e à criatividade dos gourmets. O nome é chique, vem do francês. Mas o modo de preparo é simples, rápido e possibilita muitas alternativas de recheio, prometendo resultados deliciosos.
A palavra francesa 'soufflé' significa 'soprado' ou 'inchado'. Não é a toa que uma das regras básicas do prato é ter essa aparência. O prato original é servido quente e costuma ser salgado, apesar de também aceitar alguns recheios doces e até gelados -estes últimos fugindo das características originais do prato.
As receitas são variadas, como os tradicionais suflês de queijo, espinafre e chuchu. Mas quem gosta de cozinha não pára de inventar e, a partir daí, surgiram suflês de outros sabores, como chocolate, café, gelado de morango, milho verde, salmão, banana, presunto e soja.
Preparado à base de bechamel ou algum tipo de purê, o suflê tem como liga gema de ovo adicionada de claras batidas em neve. Nesse processo, as claras recebem ar e, sob efeito do calor, esse ar se dilata e volume do bechamel (ou purê) aumenta.

RECEITA
INGREDIENTES

600g de Bacalhau Desfiado Dessalgado
( ou 500g de Bacalhau Desfiado Salgado e Seco )
04 xíc. de batata cozida e amassada ( purê)
03 tomates sem pele e sementes picado
02 cebolas
2 dente2 de alho
01 molho de salsa picadinha
1 xícara de azeite extra-virgem
03 ovos
02 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo

PREPARO

Refogar a cebola e o alho no azeite, acrescentar os tomates ( sem pele e sementes ) e cozinhar até dourar. Juntar o bacalhau desfiado, as azeitonas e a salsa picadinha. Reservar. Misturar o purê de batatas com a farinha de trigo e as gemas. Bater as claras em neve e misturar. Juntar o refogado do bacalhau e a assar em um refratário untado com azeite.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .