domingo, 27 de junho de 2010

PÃO-DE-LÓ DE CHOCOLATE


ORIGEM

O pão-de-ló (também chamado de bolo esponjoso) é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) à base de ovos, açúcar e farinha de trigo. Em Portugal, existem variedades regionais de pão-de-ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca.

Ainda em Portugal, existe uma receita de bolo chamado "pão-de-ló à brasileira", bastante diferente dos tradicionais, principalmente por levar muito menos ovos.

Na Itália, o mesmo bolo chama-se pan di Spagna, pão de Espanha.

O bolo mais parecido com o pão-de-ló da culinária da Inglaterra e outros paises de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos da América, é o sponge cake.

Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita do pão-de-ló, também chamado pão de Castela. Uma receita do mesmo, refinada ao longo dos séculos, tornou-se num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera.



RECEITA
INGREDIENTES

8 unidade(s) de ovo
4 colher(es) (sopa) de açúcar
4 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
4 colher(es) (sopa) de chocolate em pó
1 colher(es) (café) de fermento químico em pó

PREPARO

Bata as claras em neve junte as gemas uma a uma, acrescente o açúcar aos poucos, e continue a bater. Misture a farinha com o fermento e o chocolate, peneire por 3 vezes; junte vagarosamente, a mistura de farinha às claras e gemas batidas, batendo um pouco mais. Asse em forma untada por cerca de 30 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .