terça-feira, 22 de junho de 2010

SORVETE CASEIRO CREMOSO


ORIGEM

O primeiro relato sobre o sorvete data de mais de 3 mil anos atrás, e tem sua origem no Oriente. Os chineses costumavam preparar uma pasta de leite de arroz misturado à neve, algo parecido com a atual raspadinha.O Imperador Nero, há cerca de mil e novecentos anos atrás, mandava seus escravos às montanhas buscarem neve, que era utilizada para o congelamento do mel, polpa de frutas ou sucos.No século 14, o veneziano Marco Polo voltou de sua famosa viagem ao Oriente. Além de introduzir o macarrão na Europa, Polo trouxe uma receita para fazer sorvetes de água, muito parecidos com os atuais.No século 17, quando o monarca Francisco I esteve em campanha na Itália, decidiu levar para seu filho, o Duque de Orleans, uma noiva, Catarina de Médicis. A ela atribui-se a introdução do sorvete na França. Neste mesmo país, em 1660, Procopio Coltelli inaugurou, em Paris, a primeira sorveteria do mundo.A neta de Catarina de Médicis casou-se em 1630 com Carlos I da Inglaterra e, segundo a tradição da avó, também introduziu o sorvete entre os ingleses. Os colonizadores britânicos levaram o sorvete para os Estados Unidos.Em 1851 os Estados Unidos viveram um dos momentos mais importantes da história do sorvete: o leiteiro Jacob Fussel abriu em Baltimore a primeira fábrica de sorvetes, produzindo em grande escala e sendo copiado por outros em Washington, Boston e Nova York.Em 1879, também nos Estados Unidos, é inventado o "Ice Cream Soda". O aparecimento da casquinha possui duas versões: uma de que teria surgido em 1896 na Itália, e outra que diz que ela foi inventada em 1904 nos EUA. O picolé apareceu na Itália no início do século 20.

O sorvete no Brasil

A primeira sorveteria brasileira nasceu em 1835, quando um navio americano aportou no Rio de Janeiro com 270 toneladas de gelo. Dois comerciantes compraram o carregamento e passaram a vender sorvetes de frutas. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado, por isso ele tinha que ser consumido logo após o preparo. As sorveterias anunciavam a hora certa de tomá-lo. No Brasil, o sorvete chegou a ser considerado o precursor do movimento de liberação feminina. Para saboreá-lo, a mulher praticou um de seus primeiros atos de rebeldia contra a estrutura social vigente, invadindo bares e confeitarias, lugares ocupados até então quase que exclusivamente pelos homens.


RECEITA
INGREDIENTES

  • 1 litro de leite de caixa
  • - 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • - 2 xícaras (chá) de açúcar
  • - ½ xícara (chá) de coco ralado
  • - 200ml de leite de coco (1 vidro pequeno)
  • - 6 colheres (sopa) de leite em pó
  • - 1 colher (sobremesa) de liga neutra
  • - 1 colher (chá) de emulsificante
  • - 2 colheres (sopa) de creme de leite

TRUFA

  • 1 lata de creme de leite sem soro
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • ½ kg de chocolate ao leite picado
  • ½ cálice de conhaque

PREPARO

SORVETE
Leve ao fogo o leite com amido de milho e o açúcar, mexendo até ficar um creme ralo. Deixe esfriar e bata no liqüidificador com o coco ralado, o leite de coco, o leite em pó e a liga neutra. Divida a calda em potes e leve ao freezer por 6 horas.
Passando este tempo, coloque na batedeira com o emulsificante e o creme de leite por 10 minutos. Leve novamente ao freezer em potes por mais 6 horas.
Se preferir outro sabor, use 2 xícaras de polpa de fruta ou sucos.

TRUFA
Leve ao fogo o creme de leite com a manteiga até ferver. Desligue o fogo, junte o chocolate ralado e o conhaque. Mexa bem e deixe esfriar.

SORVETE FRIO COM TRUFA
Faça bolas de sorvete e leve ao freezer por 10 horas. Retire e envolva cada bola com a trufa. Leve novamente ao freezer por mais 6 horas.
Depois, passe nos ovos batidos e em farinha de biscoito por quatro vezes. Leve novamente ao freezer por 12 horas e depois frite em óleo bem quente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .