quarta-feira, 16 de junho de 2010

MANGUZÁ



ORIGEM

Munguzá (do quimbundo mu'kunza, milho cozido], também denominado manguzá, é uma iguaria feita de grãos de milho (geralmente branco) cozidos em caldo açucarado, algumas vezes com leite de coco ou de vaca, a que se junta polvilho com canela.

Faz parte da culinária nordestina, principalmente Pernambuco, onde é apreciado durante todo o ano, diferentemente de outras iguarias de milho, que são mais encontradas no período junino.

Muito apreciado no Nordeste, onde também é conhecido como chá de burro, o munguzá também é encontrado em outras regiões do país com denominações diferentes:


RECEITA
INGREDIENTES

500 g de milho para munguzá
1 lata de leite condensado
2 paus de canela
1 litro de leite
200 ml de leite de côco
1 colher (sopa) de manteiga
sal a gosto

PREPARO

Coloque o milho de molho de um dia para o outro, troque a água e ponha na panela de pressão juntamente com os paus de canela, de 30 a 40 minutos, resfrie e observe se o milho está macio. Se necessário, ponha no fogo mais alguns minutos. Quando o milho estiver macio, acrescente o leite condensado, o leite de coco, o sal e a manteiga. Misture bem e acrescente o leite fervente. Deixe ferver e desligue o fogo. Aguarde que esfrie um pouco e sirva salpicado de canela em pó. O caldo fica bem cremoso, mas, quando esfria, torna-se muito grosso; para reaquecer, será necessário colocar mais um pouco de leite.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .