sábado, 12 de junho de 2010

NHOQUE DE MANDIOCA


ORIGEM

Conta a história que São Pantaleão, num dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo, em algum lugar da Itália. Com fome, bateu à porta de uma casa e pediu comida. Foi recebido por um casal que, mesmo com certa desconfiança, o convidou para sentar-se à mesa com eles. Como eram pobres e os tempos eram difíceis, não tinham muito o que comer. O único alimento eram nhoques, que dividiram com o Santo: sete nhoques para cada um. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Para a grande surpresa, ao retirar a mesa, o casal encontrou em baixo dos pratos moedas de ouro.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Outros dizem que deve ser dado a alguém que necessite ou usado quando for feita nova simpatia.

RECEITA

INGREDIENTES

Massa

4 copos de mandioca crua cortada em pedaços pequenos

4 colheres de sopa de óleo de milho

1 copo de água quente (use a água que cozinhou as mandiocas)

1 colher de sobremesa de sal

Farinha de trigo


Molho

1 copo de azeitonas verdes picadas

2 tomates maduros

1 copo de extrato de tomate

3 copos de água

1 colher de sobremesa de sal

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher de sobremesa de mostarda em pó

1 colher de sobremesa de sementes de mostarda

½ copo de erva-doce cortada em rodelas finas

2 colheres de sopa de óleo


PREPARO

Cozinhe os pedaços de mandioca em bastante água com uma pitada de sal. Quando estiverem cozidas, passe-as por um espremedor e coloque essa massa dentro de uma tigela. Adicione o sal, a farinha de trigo, a água quente e amasse com as mãos, em uma superfície lisa, enfarinhada.

Faça, com porções da massa, vários rolinhos finos e depois corte em pequenos pedaços. Mergulhe-os na água fervendo (mantenha o fogo alto). Assim que forem subindo, saindo do fundo da panela, retire-os com uma escumadeira e coloque-os em um escorredor de macarrão. Prossiga assim com toda a massa.

Coloque o óleo em uma panela larga e refogue a erva-doce com os pedaços de azeitonas, o gengibre ralado, a mostarda em pó, o sal e as sementes de mostarda. Após 5 minutos em fogo alto, coloque os tomates picados e deixe refogar por mais 5 minutos. Adicione o extrato de tomate, a água e mantenha a panela semitampada, por 15 minutos, ou até o molho estar bem encorpado. Prove e corrija o tempero, se necessário. Regue o nhoque com o molho quente e sirva-o em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .