sexta-feira, 25 de junho de 2010

BEIGNETS DE MAÇÃ


ORIGEM

A tradição de beignets remonta a festas romanas das calendas de março, comemorando o despertar da natureza ritos agrários. Por esta razão, violou as proibições e autorizou o figurino.

Antes do período de jejum por 40 dias, era costume celebrar o feriado e comer gordura. Daí o Mardi Gras (carnaval), que antecede a Quaresma e para o Mardi Gras espanhol.

Como a festa reuniu um grande número de pessoas necessárias para fazer doces barato e rápido. Foi também a esgotar os stocks de manteiga, óleo, ovos e outros antes dos 40 dias de jejum. Daí a tradição de beignets e waffles, crepes, etc.

Na França, o beignets são preparados em todo o território, mas não necessariamente têm o mesmo nome. De acordo com a região, ter sido chamado beignets, Bugner, merveilles,Oreillettes ("guias"), beignets carnaval ou Bottereaux, tourtisseaux, corvechets, ganso, nouets, vaut (beignets de frutas) e assim por diante.

Existem muitas variações regionais. Algumas consistem em massa frita e polvilhada com açúcar sozinho, como Bugner de Lyon e mamas (equivalente a churros espanhol), outros mergulhar um pedaço de fruta ou legumes na massa antes de fritar, como aux pommes beignets ( "bolinhos de maçã") e beignets de pomme de terre ("bolinhos de batata").


RECEITA
INGREDIENTES

2 xícaras de açúcar refinado
1 3/4 xícaras de farinha de trigo
250 ml de água
10 ovos
100 g de manteiga ou margarina sem sal
2 ou 3 maçãs descascadas e cortadas em fatias finas
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela em pó

PREPARO
  • Ferva 1 xícara de açúcar com água, a manteiga e o sal.
  • Jogue a farinha, de uma só vez, mexendo sempre até aparecer o fundo da panela.
  • Deixe amornar.
  • Bata em batedeira junto com os ovos, colocados um a um, deixando a massa absorver cada um completamente, antes de acrescentar o seguinte.
  • Enxugue as fatias de maçãs, passe-as na massa e frite em óleo quente.
  • Escorra em papel toalha e passe pela mistura de 1 xícara de açúcar e a canela.
  • Sirva quente ou frio.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .