quarta-feira, 7 de julho de 2010

TIRAMISÙ



ORIGEM

O tiramisù è o doce italiano mais conhecido em todo mundo. Mas qual sera a sua origem? Quem inventou esse doce bonissimo e hipercalorico? Muitas sao as historias que contam a origem do famoso doce, muitas regioes da Italia se consideram criadores do doce - a Regiao de Piemonte, a Lombardia, Veneto e ate a Toscana se proclama como a patria da origem do Tiramisù.
De todas as lendas referentes a origem do Tiramisù, aquela que è a mais plausivel è a que diz que a origem do famoso doce vem da Toscana aproxidamente nos anos de 1600 na cidade de Siena. Aparemente, o Tiramisù nasceu em Siena em ocasiao da visita naquela cidade do Granduque de Toscana, Cossimo III que era famoso por gostar de doces.
Os tradicionais "Pasticcieri" (uma espécie de doceiros, boleiros) de Siena, decidiram inventar um novo doce para celebrar a visita do granduque de Toscana e assim nasceu o Tiramisù que primeiramente foi chamado de "Zuppa del duca". Cossimo III se apaixonou pelo sabor do delicioso doce e assim decidiu trazer a nova receita para Firenze. Foi assim que o novo doce ficou famoso e conhecido em toda a Italia. A lenda conta ainda que o tiramisù se transformou no doce predileto das cortesas devido as suas propriedade afrodisicas. Dessa forma, criou-se o habito de comer uma porçao de tiramisù antes de cada encontro amoroso.

RECEITA
INGREDIENTES

8 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate meio amargo ralado
18 biscoitos champanhe
4 colheres (sopa) de rum
1 xícara (chá) de café em infusão forte
2 claras
500 g de mascarpone
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 gemas


PREPARO

Bata na batedeira o açúcar, as gemas e a baunilha por 5 minutos. Transfira para uma tigela refratária e cozinhe, em banho-maria, por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e bata o creme, com um batedor manual, por 5 minutos. Junte o mascarpone e as claras em neve e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira e reserve. Misture numa tigela refratária grande o café e o rum e umedeça os biscoitos. Distribua-os no fundo de 6 taças, coloque o creme e polvilhe o chocolate. Leve à geladeira por 1 hora e sirva em seguida.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .