sexta-feira, 16 de julho de 2010

QUESADILLA




ORIGEM

Quesadilla é uma comida típica mexicana. Na maior parte do país é feita com tortillas e queijo.
A preparação mais comum desta receita é a mais simples: consiste basicamente em uma tortilla de milho amassada com sal e banha de porcoou de trigo com manteiga à qual se agrega alguma variedade de queijo típico, ou comum no México, para fundir (queijo monterrey jack, queijo Chihuahua ou queijo Menonita, adobera, queijo Oaxaca ou asadero, etc.), para posteriormente dobrar metade da tortilha sobre o queijo e esquentá-la em uma chapa ou frigideira com ou sem azeite, até que o queijo derreta. O aquecimento pode ser terminado quando o queijo derreta ou quando se obtém uma textura crocante (é recomendável que se cozinhe em fogo brando, para que a tortilla não queime e o queijo derreta bem).
No noroeste do México as quesadillas (de preferencia com tortillas à base de farinha de trigo) são feitas na chapa ou na grelha, e além do queijo fundido são incorporados diversos outros ingredientes. A quesadilha pode ser servida dobrada ou com as tortillas inteiras, com o recheio em seu interior (formato similar ao do beirute no Brasil). Quando não está dobrada, esta se chama tortilla sincronizada. Para que uma quesadilla se diferencie de um burrito, esta deve ter queijo fundido. Além disso o burrito tem características próprias que os diferenciam, como ou tamanho tradicional da tortilla (diametro maior), os ingredientes do prato principal e o formato como são servidos.

RECEITA
INGREDIENTES

Tortilla

2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de água morna
2 colheres (sopa) de gordura vegetal

Recheio

200 g de queijo cheddar
2 tomates cortados em cubos
4 fatias de presunto defumado
2 colheres (sopa) de mostarda
1 cebola picada
100 g de champignon
salsinha e cebolinha

PREPARO

Prepare a massa misturando bem os ingredientes. Deixe descansar por 20 minutos e divida em 6 bolas (ping pong). Com a ponta dos dedos vá abrindo a massa para formar um disco de 10 cm de diâmetro. Coloque um pouco de farinha em um plano de trabalho e com o rolo para massas abra os discos com 20 cm. Aqueça uma chapa ou frigideira antiaderente e coloque um disco, grelhe por 1 minuto cada lado, termine os discos restantes e reserve. Fatie os champignons e refogue em uma colher de manteiga juntamente com a cebola. Reserve. Coloque 3 tortillas em um plano de trabalho e pincele com um pouco de mostarda, salpique com 1/6 do queijo, coloque um pouco de tomates picados e um pouco da mistura de cebola/champignons. Acrescente um pouco do presunto cortado em tiras e salpique com a salsinha e cebolinha e acrescente mais 1/6 do queijo e cubra tudo com outra tortilla. Leve cada (sanduiche) quesadilla à frigideira em fogo médio e doure , vire e doure o outro lado. Corte em fatias e sirva.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .