quinta-feira, 8 de julho de 2010

PAELLA



ORIGEM


A Terra Natal deste prato é a região de Valência, na costa leste da Espanha. Ele surgiu como alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, óleo de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de "Paella". Esse formato facilitava o mexido do arroz e seus componentes durante o preparo, proporcionando um cozimento por igual.
Como a origem desta verdadeira delícia está fortemente relacionada ao campo, incorporavam à receita do prato os ingredientes que encontravam, tais como, carne de caça, sobretudo de lebre e de pato, legumes da estação e açafrão (nobre especiaria) retirada das flores, dando o colorido amarelado ao arroz.
A madeira das laranjeiras era utilizada como lenha para o fogo, dando o sabor característico ao preparo da verdadeira Paella valenciana. Depois de muito tempo o frango entrou como parte dos ingredientes, pois era uma ave muito nobre na época.
Chegando ao litoral, o prato passou a ser elaborado com frutos do mar, recebendo o nome de Paella marinera. Passado o tempo, as receitas se misturaram, dando origem à Paella mista (terra e mar) e criou-se ainda a Paella negra, incorporando-se a lula com a sua tinta. Hoje, existem muitas variações.
É um verdadeiro show de talento e sensibilidade, pois trata-se de um prato sofisticado pela plástica de sua apresentação e de ponto delicado.
Alguns acham que o grau de dificuldade é que leva o homem espanhol, ao desafio de preparar este prato, mais ou menos como o nosso churrasco. É uma verdadeira demonstração de competência no preparo de um prato realmente trabalhoso e saboroso.
A origem da Paella vem do latim "Patella", bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra.
Dizem também os historiadores que a palavra "Paella" surgiu quando os trabalhadores rurais voltavam para seus lares nos finais de semana e em homenagem às suas esposas preparavam essa deliciosa iguaria "Para Ellas" dando origem ao nome.
A Paella é um prato festivo que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana.

RECEITA
INGREDIENTES

12 mexilhões
36 vôngoles
¼ xícara (chá) de vinho branco seco
225g de lingüiça de porco, cortada em pedaços de 2,5 cm
450g de filé de frango, cortado em tiras de 5 cm
2 dentes de alho, amassados
½ colher (chá) de tomilho seco
¼ colher (chá) de sal
1 pimentão verde, picado
1 cebola, picada
450g de camarão grande, descascado e limpo
175g de arroz agulha
½ colher (chá) de estames de açafrão, amassados
1 xícara (chá) de caldo de galinha
225g de tomates pelados e picados

PREPARO

Esfregue as conchas dos mariscos sob água corrente. Raspe com uma faca para retirar as cracas e o limo. Arranje os mariscos em círculo em uma fôrma de suflê (3 litros). Coloque os mexilhões no centro. Regue com o vinho. Cubra e cozinhe em potência ALTA por 3-4 minutos. Elimine a parte superior das conchas. Passe os mariscos no líquido de cozimento para retirar os grãos de areia. Reserve. Coloque em uma jarra o líquido de cozimento dos mariscos. Deixe descansar até que a areia se deposite no fundo. Retire o líquido limpo e reserve. Elimine o restante. Coloque as lingüiças na mesma fôrma usada para os mariscos. Cubra com papel toalha e cozinhe em potência alta por 5 minutos. Retire as lingüiças e escorra. Reserve a gordura do cozimento. Numa tigela, coloque o filé de frango temperado na gordura reservada. Cubra com papel toalha e cozinhe em potência alta por 4-5 minutos, mexendo na metade do cozimento. Retire o frango e reserve. Coloque na mesma fôrma o pimentão, a cebola e o camarão. Cubra e cozinhe em potência alta por 2-3 minutos, mexendo na metade do cozimento. Retire os camarões e reserve. Junte o arroz e o açafrão aos legumes na fôrma; misture. Cozinhe em potência alta por 2 minutos; mexa 1 vez. Junte o líquido dos mariscos, o caldo de galinha e o tomate. Cozinhe em potência alta por 15 minutos; mexendo 1 vez. À mistura de arroz, adicione a lingüiça, o frango e os frutos do mar reservados; mexa cuidadosamente para misturar. Cubra a paella e cozinhe em potência alta por 2-3 minutos, até ficar bem quente. Não pode cozinhar demais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .