sábado, 10 de julho de 2010

SASHIMI





ORIGEM

Sashimi (em japonês: AFI: [saɕimi]) é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas como algum tipo de molho no qual ele pode ser mergulhado (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu), e guarnições simples como shiso e raiz de daikon fatiada. As dimensões variam de acordo com o item e o chef, porém costumam ter em torno de 2,5 cm de largura e 4 cm de comprimento, com 0,5 cm de espessura.
A palavra sashimi signifiaca "corpo furado", onde " = sashimi = sashi ("perfurado", "preso") e = mi ("corpo", "carne"), o que deve derivar da prática culinária de fincar o rabo e a barbatana do peixe às fatias de modo a identificá-lo. Outra possibilidade para o nome poderia estar relacionada ao método tradicional de pesca; tradicionalmente, os peixes usados no sashimi são pescados individualmente, e assim que ele é apanhado seu cérebro é perfurado com um espeto afiado - o que o mata instantaneamente - e é colocado em meio ao gelo. Esta perfuração é chamada de processo Ike jime. Devido ao fato da carne do animal morto desta maneira conter uma quantidade mínima de ácido lático, encontrado em maior quantidade em animais que sofreram mortes lentas, ele permanecerá fresco por mais tempo no gelo.
O termo sashimi já foi integrado ao português e demais idiomas ocidentais, e frequentemente é usado para se referir a outros alimentos preparados sem qualquer cozimento, além do prato japonês tradicional abordado neste artigo. Exemplos de sashimi menos comuns (mas não raros) são os itens vegetarianos, como yuba, e carnes vermelhas cruas, como carne bovina ou de cavalo.
O sashimi é quase sempre o primeiro prato em uma refeição formal japonesa. Muitas pessoas acreditam que o sashimi, tradicionalmente considerado o melhor prato da culinária japonesa, deveria ser saboreado antes de outros pratos, para que o paladar não seja afetado.

RECEITA
INGREDIENTES

1 quilo de salmão em filé grosso

Para o molho:
- shoyu- gengibre ralado em ralo fino- wassabi

Para decorar:
- nabo ou pepino ralado- cenoura ralada- cebolinhas verdes


PREPARO

1 - O primeiro passo é encontrar um peixe realmente fresco. Compre a parte que está mais próxima à cabeça, se não for fazer inteiro. É o melhor pedaço para este prato. Aproveite a cabeça para o dashi, o caldo do missoshiro. Peça a seu fornecedor que o prepare para sashimi. Ele deverá cortar 2 filés grossos e cada um deles em dois pedaços, no sentido longitudinal, segundo a espessura da carne.

2 - Limpe o filé, retirando as partes escuras. Use uma faca bem afiada. Depois, apalpe com a ponta dos dedos, em busca de espinhos e retire-os (é só puxar)

3 - Corte em fatias não muito finas. Os peixes mais moles, como o salmão, são cortados em fatias mais grossas. Somente os peixes brancos são cortados em fatias quase transparentes.

4 - Cuidadosamente, arrume as fatias numa travessa ou bandeja, ou em pratinhos individuais. Decore a seu gosto com o nabo, a cenoura e o que mais sua imaginação desejar. Cada conviva preparará seu próprio molho a gosto, apenas deixe sobre a mesa os ingredientes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .